Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio de Janeiro zera internações por covid-19 na rede municipal

Frascos das vacinas contra a covid-19 Coronavac, Pifzer e AstraZeneca - Fabio Motta/ Prefeitura do Rio de Janeiro
Frascos das vacinas contra a covid-19 Coronavac, Pifzer e AstraZeneca Imagem: Fabio Motta/ Prefeitura do Rio de Janeiro

Do UOL, no Rio

20/11/2021 10h56

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro) anunciou na manhã de hoje (20) que não há mais nenhum paciente internado com covid-19 nas unidades municipais de saúde. É a primeira vez desde o início da pandemia que isso ocorre.

Segundo Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde, há 28 pessoas internadas com covid-19 na cidade neste momento, considerando unidades estaduais, federais e particulares.

"Nunca a gente teve tão poucas pessoas internadas por covid-19. Ao todo, na cidade toda, são 28 pessoas internadas, na rede municipal não temos nenhuma. O panorama epidemiológico é muito favorável. Mas para manter a gente não pode cometer os mesmos erros de alguns países da Europa. Por isso a gente precisa ter uma alta cobertura vacinal e fazer a dose de reforço", disse ele em entrevista à GloboNews.

A cidade do Rio de Janeiro vem tendo alta adesão à vacinação. Segundo dados da prefeitura, 99,7% dos adultos cariocas já tomaram a primeira dose, enquanto 89,1% têm o esquema vacinal completo. Quando a conta considera também os adolescentes de 12 a 17 anos, esses índices são, respectivamente, de 87,5% e 76,4%.

Até ontem (19), a cidade do Rio registrou 35.129 mortes por covid-19, e 490.311 casos confirmados. Desde 12 de novembro, a média móvel de mortes no Rio de Janeiro está zerada, segundo dados da SMS.

Mutirão de vacinação

Diante do fato de 600 mil pessoas ainda não terem tomado a segunda dose, o Rio de Janeiro faz hoje um mutirão de vacinação. A prefeitura esperava vacinar 110 mil cariocas neste sábado, mas Soranz diz que a procura pelos imunizantes foi muito baixa nesta manhã. Os postos de vacinação do Rio ficarão abertos até as 17h.

"A gente precisa que as pessoas façam a segunda dose. Tem 380 mil adolescentes que precisam voltar aos postos para se vacinar", diz o secretário.

O Rio de Janeiro estima que 160 mil pessoas já estejam aptas a tomar a dose de reforço neste momento. A previsão é que toda a população adulta receba a dose extra da vacina até maio.