Secretaria vê epidemia de gripe no ES e reforça importância da máscara
O subsecretário de Saúde do Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin, reconheceu hoje que o estado vive uma epidemia de gripe e pediu à população que continue usando máscara — que também protege contra a covid-19 — e se vacine contra o vírus Influenza A. Recentemente, estados próximos, como São Paulo e Rio de Janeiro, também confirmaram um aumento atípico no número de casos da doença.
"A epidemia é quando ocorre aumento de casos em uma localidade ampliada, como é a Grande Vitória agora, no sul do estado, em um período em que não acontecia. Neste período [do ano], não aconteciam tantos casos de Influenza assim, então nós estamos falando de um processo epidêmico aqui no Espírito Santo", disse Reblin ao "ES2", da TV Gazeta, afiliada capixaba da TV Globo.
O estado ainda não sabe, porém, se esses casos casos de gripe são da cepa identificada em São Paulo e no Rio, a H3N2. Segundo Reblin, é "muito provável" que o mesmo vírus esteja circulando também no Espírito Santo, mas a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) ainda está recebendo amostras e fazendo o sequenciamento genômico para confirmar.
Se você ainda não tomou a vacina da gripe este ano, corra para se vacinar. Procure a unidade de saúde mais próxima e tome a vacina. Aproveite para tomar também a de covid, que está disponível nessa mesma unidade. Segundo lugar: mantenha o uso da máscara. A máscara tem uma capacidade de proteção contra a Influenza muito maior do que contra a própria covid. Vacinar e usar máscara é fundamental.
Luiz Carlos Reblin, ao "ES2"
Casos de gripe no Brasil
Recentemente, segundo levantamento da Folha de S.Paulo, ao menos cinco estados registraram um aumento atípico no número de casos de gripe. Rio de Janeiro foi o primeiro, com a SES-RJ (Secretaria Estadual de Saúde) tendo reconhecido a epidemia de Influenza A ainda na semana passada.
Em São Paulo, o surto da doença já provocou uma alta nos atendimentos e internações, e levou a capital a decidir realizar testes rápidos de covid-19 nas unidades básicas de saúde e de pronto-atendimento (UPA) para agilizar o diagnóstico e diferenciação entre infecções por Influenza e coronavírus.
Espírito Santo, que confirmou a epidemia hoje, e as cidades de Salvador (BA) e Porto Velho (RO) também registraram aumento nos casos de gripe, ainda de acordo com a Folha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.