Topo

Esse conteúdo é antigo

'Vacinação não tem relação com aula', diz Queiroga sobre imunizar crianças

Queiroga não quis atrelar a importância da vacinação de crianças com a volta às aulas - 8.out.2021 - Myke Sena/MS
Queiroga não quis atrelar a importância da vacinação de crianças com a volta às aulas Imagem: 8.out.2021 - Myke Sena/MS

Do UOL, em São Paulo

04/01/2022 09h33

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que não há relação entre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade e a volta delas às escolas após o período de férias.

"Vacinação não tem relação com aula", comentou Queiroga a jornalistas, em Brasília, nesta manhã ao ser questionado se acreditava ser possível imunizá-las a tempo das aulas.

Para o ministro, é preciso "parar de criar espuma em relação a questões que são secundárias em relação ao enfrentamento da pandemia da covid-19". Especialistas têm defendido que as crianças sejam vacinadas agora para que elas estejam imunizadas para o momento de voltar às escolas.

Governadores também têm apoiado a celeridade na imunização desse grupo. Hoje, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador do Fórum Nacional de Governadores, disse que "é importante a vacinação dessas crianças para o calendário também da educação".

Perguntado se a vacinação daria maior segurança às crianças, Queiroga falou que se deve pensar se serão tomar decisões com "base em estudos randomizados e ciência de melhor qualidade, ou se toma só baseado em opinião de especialista". "Às vezes, são especialistas que não são tão especialistas assim."

Segundo Queiroga, amanhã será informado um cronograma com a chegada das doses para a imunização das crianças. O ministro, porém, disse que a atenção do ministério, no momento, é ampliar a cobertura de segunda dose e do reforço. "É o que nós vamos fazer para evitar que haja uma terceira onda forte aqui no Brasil."