Anvisa aponta explosão de casos de covid em navios após natal: 88 por dia
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) identificou um "aumento vertiginoso" dos casos de covid-19 a bordo de cruzeiros nos últimos dias. Em nove dias foram registrados 798 casos, uma média de quase 89 pessoas positivadas por dia, entre 26 de dezembro e 3 de janeiro.
Os números, segundo a agência, reforçam a necessidade de suspensão da temporada de viagens de navio no Brasil. As cinco embarcações que operam na costa brasileira registraram casos.
De acordo com a Anvisa, desde o início da temporada, em 1º de novembro, foram confirmados 829 positivos entre tripulantes e passageiros. Antes do Natal, em 55 dias de circulação haviam sido confirmados apenas 31 casos, mas as notificações tiveram uma explosão após o dia 26 de dezembro.
"Chama a atenção a identificação de 502 casos entre tripulantes, o que representa 60% dos casos positivos a bordo das embarcações. Por se tratar de viajante com maior período de permanência nas embarcações, a ocorrência de infecção entre a tripulação agrega maior grau de risco à condição sanitária desses navios", diz uma nota da Anvisa.
Segundo a agência, é possível que a "mudança repentina e brusca do contexto epidemiológico" tenha acontecido devido ao surgimento da variante ômicron. A Anvisa também ressaltou que a detecção dos casos aconteceu de forma rápida graças ao protocolo sanitário que exige que as embarcações tenham programas de testagem de tripulantes e passageiros.
Apoio a Estados e municípios
A Anvisa explicou que, em reunião da agência com representantes do Ministério da Saúde, Estados e municípios "foram unânimes" e reiteraram a posição da agência sobre a suspensão provisória da temporada.
Além disso, explicou que as administrações estaduais e municipais relataram "dificuldade na obtenção dos dados epidemiológicos junto às empresas responsáveis pelas embarcações" e afirmaram que isso prejudicou a investigação de casos pelas autoridades de saúde locais. Com isso, foi difícil, também, identificar contatos próximos de suspeitos ou confirmados de covid-19.
"A Anvisa reforça que, desde agosto de 2021, já havia se manifestado pela inviabilidade da retomada da temporada de navios de cruzeiro no Brasil, a qual deveria estar condicionada à avaliação do cenário epidemiológico do país", diz a nota.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.