Topo

Esse conteúdo é antigo

Com medo de novo colapso, AM adia aulas e convoca médicos para conter covid

Atendimento em unidade de Manaus; casos de covid dispararam no Amazonas, mas sem registro de óbito nas últimas 24 horas - Arthur Castro/Governo do Amazonas
Atendimento em unidade de Manaus; casos de covid dispararam no Amazonas, mas sem registro de óbito nas últimas 24 horas Imagem: Arthur Castro/Governo do Amazonas

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

15/01/2022 12h32Atualizada em 15/01/2022 16h43

Um ano após viver o ápice do colapso hospitalar após a falta de oxigênio em hospitais, Manaus enfrenta uma alta sem precedentes no número de casos de covid-19, com aumento de hospitalizações.

Para encarar o cenário e evitar um novo colapso, o governo do Amazonas decidiu adiar o início do ano letivo na rede pública e lançou hoje um edital de emergência para contratar médicos e profissionais de saúde para os hospitais. Além disso, grandes eventos estão suspensos em todo o estado.

Secretário de Saúde do Amazonas, o médico Anoar Samad reforça o pedido para que as pessoas se vacinem e avisa que, apesar da alta de casos, não houve registro de óbito por covid nas últimas 24 horas.

Manaus registra uma alta na média móvel de casos entre os dias 1° e 13 de janeiro. Somente ontem, foram 2.069 novos casos confirmados. Até o início do ano, esse número não passava de 20.

Boletim mostra como casos de covid-19 aumentaram em Manaus nos últimos 4 meses - Reprodução - Reprodução
Boletim mostra como casos de covid-19 aumentaram em Manaus nos últimos 4 meses
Imagem: Reprodução

No estado, a média de 105 novos casos subiu para 952 —1.007% a mais. Assim como na segunda onda, entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, a alta começa pela capital.

"Já prevíamos um aumento exponencial de casos, mas não tão grande", admite o secretário Samad.

Sem óbitos nas últimas 24 horas

Por causa da circulação da variante ômicron, as unidades de saúde estão lotadas de pessoas que buscam atendimento e testes.

Os casos em alta já pressionam a ocupação de leitos. Nas UTIs (unidades de terapia intensiva) exclusivas para covid-19, houve uma alta de 143% no número de pessoas internadas, saltando de 16 para 39 —desses, 22 não estão vacinados e dois tomaram apenas a primeira dose da vacina.

"Vamos observar como vai se comportar. Esperamos que esse número de internações e óbitos não suba. É importante todo mundo se vacinar. Por mais que nos quatro últimos dias tenhamos registrado 5 mil casos, nas últimas 24 horas não tivemos nenhum óbito".
Anoar Samad, secretário de Saúde do Amazonas

Contratação emergencial de profissionais de saúde

Por conta do cenário, a Secretaria de Estado de Saúde lançou hoje edital de chamamento público emergencial para contratação temporária de profissionais da área de saúde pelo período de 30 dias, com opção de prorrogação do contrato.

As vagas são para as funções de assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, médico, nutricionista e psicólogo.

"Com a transmissibilidade muito alta dessa variante ômicron, os profissionais de saúde também estão se contaminando muito", diz o secretário.

Por conta desses afastamentos, não há número fechado de vagas do edital, e os profissionais serão chamados de acordo com a necessidade da rede de saúde na capital.

Ambulâncias diante do hospital 28 de agosto, em Manaus, durante colapso em janeiro de 2021 - Carlos Madeiro/UOL - Carlos Madeiro/UOL
Ambulâncias diante do hospital 28 de agosto, em Manaus, durante colapso em janeiro de 2021
Imagem: Carlos Madeiro/UOL

Retorno às aulas adiado em uma semana

Ontem, o Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19 decidiu adiar o retorno às aulas, que só devem começar no dia 14 de fevereiro. Antes, a data prevista era dia 7. A mesma orientação foi feita para escolas da rede privada no estado.

O comitê decidiu ainda cancelar o desfile das escolas de samba, previsto para ocorrer no Centro de Convenções. Em acordo com o governo do estado, as escolas de samba cederam as suas quadras para que sirvam de postos de vacinação na capital.

No estado, desde a semana passada, está em vigor um decreto suspendendo grandes eventos e dando autorização apenas para eventos privados de no máximo 200 pessoas.