Topo

Esse conteúdo é antigo

BH dispensa uso de máscara em ambientes abertos a partir de hoje

Prefeitura de Belo Horizonte desobriga uso de máscara contra covid-19 em ambientes abertos; Cidades do Rio de Janeiro podem deixar de exigir máscaras em ambientes fechados - Gledston Tavares/Frame Photo/Estadão Conteúdo
Prefeitura de Belo Horizonte desobriga uso de máscara contra covid-19 em ambientes abertos; Cidades do Rio de Janeiro podem deixar de exigir máscaras em ambientes fechados Imagem: Gledston Tavares/Frame Photo/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

04/03/2022 11h46Atualizada em 04/03/2022 12h18

A Prefeitura de Belo Horizonte dispensou o uso obrigatório de máscara contra a covid-19 em ambientes abertos a partir de hoje. A medida, assinada pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD), foi publicada no Diário Oficial.

A prefeitura argumenta que há evidências científicas que demonstram que há menor probabilidade de transmissão em espaços abertos. Também é citada a redução de internações por covid-19 em Belo Horizonte e o percentual de 83% da população completamente vacinada.

Regras específicas, constantes em protocolos de saúde publicados pela Secretaria Municipal de Saúde, podem estabelecer exigências para uso de máscara em determinadas atividades em locais abertos, bem como dispensar o uso de máscara para práticas esportivas em locais fechados.
Parágrafo único do decreto da Prefeitura de Belo Horizonte

No decreto, é citado a taxa de transmissão da covid por infectado (Rt), o principal número para medir o avanço da pandemia do novo coronavírus. A taxa deve estar abaixo de 1 para que a pandemia seja considerada controlada.

Em Belo Horizonte, a taxa de transmissão atual está em 0,75. Isso significa dizer que 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 75 pessoas. Segundo a prefeitura, a média se mantém abaixo da média de Rt 1,00 "de forma continuada".

RJ flexibiliza uso de máscara em ambientes fechados

O governo do estado do Rio de Janeiro anunciou que permitirá a flexibilização do uso obrigatório de máscaras contra a covid-19 em ambientes fechados. Cada município poderá decidir sobre o assunto.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, a medida foi tomada em razão do avanço da cobertura vacinal e da diminuição no número de novos casos na maioria das cidades.

"Tem cidades com indicadores epidemiológicos muito baixos e outros saindo agora da quarta onda de covid-19. Portanto, a partir do decreto, as secretarias municipais de Saúde podem definir se a máscara será ou não obrigatória em ambientes fechados", explicou Chieppe.

Em São Paulo, o governador João Doria (PSDB) anunciou que a liberação do uso de máscara ao ar livre está sendo novamente estudada pelo comitê científico do governo de São Paulo.

A previsão é anunciar uma nova decisão sobre o assunto na quarta-feira da semana que vem (9).

Uso obrigatório de máscaras deve cair em março

Na semana passada, em entrevista ao UOL News, o médico sanitarista Gonzalo Vecina afirmou que os governos poderiam flexibilizar o uso de máscara em março e que poderíamos sair de uma pandemia para uma endemia.

Uma pandemia acaba quando os suscetíveis acabam. Quando a maioria das pessoas tiver a doença, não tem mais quem ter a doença. Provavelmente no início de março, se não tivermos nova variante.

    Uma doença endêmica é aquela que se manifesta com frequência em determinadas regiões, geralmente provocada por circunstâncias ou causas locais. Ou seja, a população convive constantemente com a doença.

    Ontem, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o Ministério da Saúde estuda rebaixar para endemia a situação da covid-19 no Brasil. Alguns países da Europa já anunciaram que vão tratar a pandemia de coronavírus como endemia.