Paes suspende exigência do passaporte da vacina contra covid no Rio
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), confirmou hoje a suspensão da exigência do chamado passaporte da vacina —comprovante de vacinação contra o novo coronavírus para acesso a eventos e locais diversos.
O anúncio —feito por meio do perfil de Paes no Twitter— se deu após sugestão do Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19 do município do Rio de Janeiro, conhecido como Comitê Científico, para que a apresentação do documento deixasse de ser exigida temporariamente. "Será suspenso o passaporte da vacina por recomendação do Comitê Científico!", afirmou o prefeito na rede social.
A decisão do comitê foi tomada na manhã de hoje. Na prática, a adesão à exigência do passaporte da vacina era baixa nos últimos meses.
"A proposta foi baseada no atual panorama epidemiológico, que se mantém favorável e estável, e pode ser alterada caso haja mudança neste cenário", disse, em nota, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) sobre a recomendação do comitê.
No Rio, a vacinação é exigida para o acesso a restaurantes, baladas, salões de beleza, jogos de futebol, academias, cinemas, teatros, museus, conferências, entre outros locais.
O fim da apresentação do certificado de vacinação para acessos a alguns locais e eventos já estava sendo ventilado pelo comitê como uma medida que poderia ser tomada logo após os desfiles de Carnaval, ocorridos no último fim de semana.
No momento, 48,8% da população do Rio de Janeiro já tomou o esquema vacinal inicial —duas doses contra a covid-19— e a terceira aplicação (reforço) contra o novo coronavírus, segundo dados atualizados ontem pela prefeitura em painel digital.
Dados também apontam que 36,4% da população do Rio acima de 80 anos já tomou a segunda dose de reforço (quarta aplicação), e 92,3% dos cariocas que têm acima de 5 anos já tomaram ao menos duas doses contra a covid-19.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.