Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: SP começa hoje vacinação de adolescentes com dose de reforço

Os municípios do estado, explicou a secretaria, poderão usar os imunizantes da Pfizer e CoronaVac, - Capuski/Getty Images/iStockphoto
Os municípios do estado, explicou a secretaria, poderão usar os imunizantes da Pfizer e CoronaVac, Imagem: Capuski/Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

28/05/2022 20h56Atualizada em 30/05/2022 09h31

Adolescentes de 12 a 17 anos poderão receber a dose de reforço contra a covid-19 a partir de hoje no estado de São Paulo. A vacinação acontece em toda a rede de saúde — UBSs e AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, e megapostos e drive-thrus, das 8h às 17h.

A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde de São Paulo no domingo, após o Ministério da Saúde divulgar nota técnica em que ampliou a recomendação da dose de reforço contra a covid-19 para esse grupo.

A secretaria explicou que, seguindo as diretrizes da pasta, os municípios do estado poderão usar os imunizantes da Pfizer e CoronaVac, de acordo com a disponibilidade nas unidades de saúde. Ambos são autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a utilização no grupo.

Os adolescentes somente estão aptos para receberem a dose adicional após quatro meses da aplicação da segunda dose. Essa recomendação também é válida para adolescentes gestantes e puérperas que deram à luz em até 45 dias. Para os adolescentes imunocomprometidos, a vacina que deverá ser utilizada é a Pfizer.

"A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibilizará novos lotes de vacina no início da semana, conforme solicitação dos municípios e também de acordo com o envio de mais imunizantes por parte do Ministério da Saúde", explicou a pasta em nota ao UOL.

Desde fevereiro deste ano, adolescentes imunossuprimidos já tinham a terceira dose disponível. Ainda segundo a SMS, até o momento, 4.520 doses foram aplicadas nesse grupo. Já em todo o público de 12 a 17 anos, foram 978.330 primeiras doses e 876.506 segundas doses aplicadas, com cobertura de 115,9% e 103,8%, respectivamente.

Nota técnica do Ministério da Saúde

Em nota técnica divulgada no sábado, o Ministério da Saúde ampliou a recomendação da dose de reforço contra a covid-19 para adolescentes, entre 12 e 17 anos. A vacina usada deve ser, preferencialmente, da Pfizer. Em caso de falta desse imunizante, o Ministério recomenda a aplicação da CoronaVac.

No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada. Apesar disso, a Coronavac também poderá ser usada caso haja indisponibilidade da vacina da Pfizer, informa a recomendação. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas.

"Os dois imunizantes são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas", divulgou a pasta.

A pasta informa que o reforço ao esquema vacinal de duas doses se tornou necessário devido "à redução da resposta imune às vacinas observadas em alguns estudos e a circulação de novas variantes em um cenário onde ainda não atingimos coberturas vacinais ótimas".

Os técnicos da Saúde também pontuaram que essa recomendação é baseada em estudos que demonstraram que "existe uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo". Por isso, a conclusão da nota é de que "deve-se utilizar os imunizantes disponíveis no país para garantir doses de reforço para todos os indivíduos elegíveis".

*Com informações do Estadão Conteúdo