Topo

Esse conteúdo é antigo

Fiocruz: Quase 70% dos casos de síndrome respiratória no Brasil são covid

Boletim Fiocruz mostra também que 92,22% das mortes por vírus respiratórios aconteceram em decorrência da covid-19 - iStock
Boletim Fiocruz mostra também que 92,22% das mortes por vírus respiratórios aconteceram em decorrência da covid-19 Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

09/06/2022 11h29Atualizada em 09/06/2022 12h53

Boletim InfoGripe da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgado hoje continua apontando tendência de alta nos casos de covid-19 no Brasil e indica que 69% dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), registrados nas últimas quatro semanas, correspondem a infecção por Sars-Cov-2.

O documento da Fiocruz mostra também que 92,22% das mortes por vírus respiratórios aconteceram em decorrência da covid-19 no período.

O boletim da instituição analisou os dados da semana epidemiológica que foi de 29 de maio a 4 de junho. Neste período, foram registrados 7,7 mil casos de SRAG no Brasil.

"Em nível nacional, observa-se cenário claro de crescimento no número de casos semanais de SRAG associados à covid-19 em todas as faixas etárias da população adulta", diz o boletim.

Na comparação entre a primeira e a última semana de maio, a Fiocruz registrou um aumento de 39,5% na média móvel de casos semanais de covid-19. Na população com 18 anos ou mais, o crescimento foi de 88,7%.

Diante desse cenário, o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, destacou a necessidade da dose de reforço da vacina contra a doença e da volta do uso de máscaras: "É fundamental que a população retome certas medidas simples e eficazes como o uso de máscaras, especialmente no transporte público. E quem ainda não tomou a dose de reforço da vacina da covid, é preciso tomar. A vacinação é simplesmente fundamental."