Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitura do Rio libera 4ª dose contra covid para pessoas acima de 18 anos

Para poder tomar a segunda dose de reforço do imunizante, é necessário um intervalo de pelo menos quatro meses após a dose anterior - iStock
Para poder tomar a segunda dose de reforço do imunizante, é necessário um intervalo de pelo menos quatro meses após a dose anterior Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

28/07/2022 11h06Atualizada em 28/07/2022 14h44

A Prefeitura do Rio de Janeiro começou hoje a vacinar com a quarta dose da vacina contra a covid-19 pessoas a partir de 18 anos de idade. A medida foi anunciada nas redes sociais pelo prefeito Eduardo Paes (PSD).

Para poder tomar a segunda dose de reforço do imunizante, é necessário um intervalo de pelo menos quatro meses após a dose anterior.

Para se vacinar é preciso apresentar um documento de identidade com CPF e o comprovante de vacinação das doses anteriores. A orientação para quem está com sintomas gripais é de procurar um posto de saúde para realizar um teste de covid-19 antes da imunização.

Há menos de uma semana a prefeitura havia anunciado a vacinação de pessoas com 30 anos ou mais e poucos dias antes a faixa etária incluída tinha sido a de 35 anos ou mais.

O Rio também já está aplicando as vacinas em crianças a partir de 3 anos de idade.

Números da covid-19 em estabilidade

A média móvel de mortes causadas pela covid-19 completou um mês acima de 200. Ontem, o indicador marcou 227, e segue em tendência de estabilidade há dez dias. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte.

O índice variou -8% em relação a 14 dias atrás. Se o valor fica acima de 15%, indica alta; abaixo de - 15%, significa queda, e entre 15% e -15%, como hoje, sinaliza estabilidade.

A média móvel é considerada por especialistas como a maneira mais confiável para acompanhar o avanço ou o retrocesso da pandemia. O cálculo considera a média de mortes — ou de casos —, dos últimos sete dias.

Ontem, duas regiões registram estabilidade na média móvel de mortes: Nordeste (0%) e Sudeste (5%). Já outras duas têm queda: Centro-Oeste (-16%) e Sul (-43%). Enquanto o Norte tem alta, de 40%.

Em relação às unidades da federação, 6 apresentam alta, 11 estão estáveis e 9 em queda.

Amapá, o Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Roraima, não registraram mortes na quarta-feira (27). Já o Acre não divulgou o boletim. Com isso, o país se aproxima de 678 mil vidas perdidas desde o início da pandemia. Com os dados de ontem, são 677.871 mortes no total.