Topo

Esse conteúdo é antigo

Anvisa recebe pedido de uso emergencial da vacina contra covid da Moderna

Empresa que comercializa vacina da Moderna pede à Anvisa liberação do uso emergencial - Mike Segar/Reuters
Empresa que comercializa vacina da Moderna pede à Anvisa liberação do uso emergencial Imagem: Mike Segar/Reuters

Do UOL, em São Paulo

17/02/2023 12h38Atualizada em 17/02/2023 13h10

A empresa Adium, que comercializa a vacina bivalente da Moderna, apresentou hoje um pedido de uso emergencial da vacina contra covid-19 no Brasil. A informação foi confirmada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A vacina bivalente é uma atualização que protege contra a cepa original do coronavírus e contra as subvariantes ômicron.

Em 20 de janeiro, a Adium protocolou um pedido de registro da vacina da Moderna, que está sendo analisada pela Anvisa. A empresa decidiu apresentar o pedido de uso emergencial de forma paralela após manifestação favorável do Ministério da Saúde.

Agora, a Anvisa tem 30 dias para concluir sua avaliação sobre o uso emergencial da vacina Moderna. O prazo pode se estender caso a Anvisa precise solicitar mais informações à empresa, como dados de qualidade, eficácia e segurança.

A vacina da Moderna é largamente usada em países como os Estados Unidos. No ano passado, a FDA (Agência de Medicamentos dos EUA) liberou o uso do imunizante em bebês, crianças e adolescentes.

Governo dá início a plano de vacinação em 27 de fevereiro

Na primeira fase do plano do Ministério da Saúde, as pessoas vacinadas com pelo menos duas doses receberão o reforço do imunizante bivalente da Pfizer.

Os grupos serão vacinados na seguinte ordem:

  • Fase 1: 70 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILP), imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
  • Fase 2: 60 a 69 anos;
  • Fase 3: Gestantes e puérperas;
  • Fase 4: Profissionais da saúde.

Além de reforçar a vacinação, a meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% da população-alvo.