Como ver o que a farmácia sabe sobre você e pedir para apagar os dados

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) prevê que todos têm o direito de saber quais informações pessoais uma empresa mantém a seu respeito. E também o direito de ser informado sobre com que outras empresas e órgãos públicos os dados foram compartilhados, além de pedir que sejam corrigidos ou até apagados.

As empresas precisam disponibilizar um canal para que os pedidos sejam feitos. O prazo de atendimento é de 15 dias. Em caso de descumprimento, é possível acionar a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados).

Veja abaixo os caminhos para exercer os direitos previstos pela LGPD nas maiores redes de farmácias do país:

Droga Raia, Drogasil e Onofre

A rede RaiaDrogasil, que abrange Droga Raia, Drogasil e Onofre, tem um site próprio para solicitar os dados e pedir para apagá-los.

Drogaria São Paulo e Drogaria Pacheco

A DPSP, que abrange Drogaria São Paulo e Drogaria Pacheco, tem um site próprio para solicitar os dados e pedir para apagá-los.

Pague Menos e Extrafarma

A Pague Menos, que também abrange a Extrafarma, tem um site próprio para solicitar os dados e pedir para apagá-los. Na solicitação, indique que seu pedido incluiu a Extrafarma.

Continua após a publicidade

Ultrafarma

As políticas de privacidade da Ultrafarma indicam uma página está fora do ar e dois emails que não respondem. "Sempre que desejar, você poderá exercer tais direitos por meio do nosso Portal da Privacidade (www.ultrafarma.com/privacidade); por meio de contato através do endereço eletrônico dpd@ultrafarma.com.br"; "Para obter mais informações ou sanar dúvidas sobre nossa Política de Privacidade, contate-nos através do e-mail: rodrigo@ultrafarmapopular.com.br". Em agosto, a reportagem acionou a ANPD devido à falta de retorno da Ultrafarma. O caso está em andamento.

Panvel

A política de privacidade da Panvel indica que os pedidos dos titulares de dados devem ser encaminhados ao email privacidade@grupopanvel.com.br. A reportagem solicitou exclusão dos dados por este email e foi respondida.

Drogaria Araújo

A Drogaria Araújo tem um site próprio para solicitar os dados e pedir para apagá-los.

Continua após a publicidade

Farmácia Preço Popular e Drogaria Catarinense

A Farmácia Preço Popular e a Drogaria Catarinense, que fazem parte da mesma rede, têm um site próprio para solicitar os dados e pedir para apagá-los.

Nissei

A política de privacidade da empresa indica que os pedidos dos titulares de dados devem ser encaminhados ao email dpo.lgpd@nisseisa.com.br. A reportagem solicitou exclusão dos dados por este email e foi respondida.

49 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


João Antonio de Oliveira Xavier

Para saber quais os seus dados eles tem, pasmem, você ptecisa enviar uma cópia do seu documento e preencher um formulário com todos os seus dados completos!!! What???? Ou deja eles irão fazer uma atualização e segue o baile!!! KKKKKKKKKKK é piada!!!!!

Denunciar

Christiane Canotilho

.... agora peguem os medicos.... que passam receitas para receber porcentagem do medicamento.....

Denunciar

Christiane Canotilho

.. esse dia chegaria.... expor esta situação.... drogasil e cia. todas exigem cpf para dar falsos descontos.... cansei de brigar pro conta disso....

Denunciar