Topo

Alta diplomata americana visita Brasil e Uruguai

27/05/2016 19h27

Washington, 27 Mai 2016 (AFP) - A subsecretária americana de Estado para América Latina, Mari Carmen Aponte, viajará na semana que vem para o Brasil e o Uruguai, onde discutirá temas bilaterais e regionais, informou nesta sexta-feira o departamento de Estado.

Aponte fará sua primeira visita ao Brasil, duas semanas depois de Michel Temer assumir a presidência interina.

Em São Paulo, se reunirá com empresários, acadêmicos e ativistas para discutir temas da agenda bilateral como comércio, infraestrutura, energia renovável, mudança climática e aviação, segundo nota da chancelaria americana.

Em Brasília, terá reuniões com seus homólogos do ministério das Relações Exteriores, com quem conversará sobre assuntos regionais e globais, incluindo os Jogos Olímpicos e o combate conjunto contra o vírus da zika.

Antes de vir ao Brasil, Aponte liderará em Montevidéu a delegação americana no Encontro Regional das Américas da Aliança para o Governo Aberto (AGA), entre 31 de maio e 2 de junho.

A diplomata, que substituiu recentemente no cargo a Roberta Jacobson, também terá encontros com altos funcionários do governo do presidente Tabaré Vázquez e representantes do setor produtivo para discutir a relação entre Estados Unidos e Uruguai.