Indefinição sobre Brexit abala Bolsas asiáticas

Tóquio, 24 Jun 2016 (AFP) - Os mercados asiáticos eram dominados pela instabilidade nesta sexta-feira, diante da indefinição do resultado do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia.

A Bolsa de Tóquio abriu em alta moderada de 0,59%, mas após uma hora reverteu a tendência e chegou a cair 3% com os primeiros resultados oficiais, que apontavam uma disputa voto a voto no Reino Unidos.

Hong Kong iniciou o pregão com extrema volatilidade, abrindo em queda de 1,84%, que foi reduzida a 1% algum tempo depois.

A Bolsa de Xangai abriu em queda de 0,28% e a de Shenzhen, de 0,16%. Sidney perdia 2,5% e Seul, 1%.

"Os investidores oscilam entre a esperança e a desesperança, a medida em que saem os resultados", resumiu à AFP Hideyuki Suzuki, analista da SBI Securities em Tóquio.

Os partidários e os opositores à permanência na União Europeia disputavam voto a voto após o início da apuração do referendo realizado na quinta-feira.

Em Newcastle, primeira cidade a divulgar a apuração, a permanência na UE venceu por pequena margem, enquanto em Sunderland, outra cidade do norte da Inglaterra, a saída do grupo europeu ganhou com ampla vantagem.

A permanência na UE venceu por 50,7%, contra 49,3% a favor do Brexit em Newcastle, mas o resultado preocupa os defensores da UE.

"Isto pode ser um verdadeiro problema para a permanência. A previsão em Newcastle era de uma vitória pró-UE de 59% contra 41%", disse o professor Simon Hix, da London School of Economics.

Em Sunderland, a "saída" venceu por 61,34%, contra 38,66%, uma vitória que superou as expectativas dos defensores do Brexit.

burs-avl/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos