Topo

Manifestantes com bandeira mexicana protestam contra Trump em seu campo de golfe

25/06/2016 16h07

Balmedie, Reino Unido, 25 Jun 2016 (AFP) - Manifestantes com bandeiras mexicanas invadiram neste sábado um campo de golfe de Donald Trump, enquanto o candidato republicano à presidência americana passeava por sua propriedade na Escócia.

Os manifestantes também carregavam bandeiras com as cores do arco-íris e cartazes com a mensagem "Parem o ódio" quando invadiram uma colina do Clube Internacional de Golf Trump, no nordeste da Escócia.

Os funcionários do clube tiraram os jornalistas do local enquanto os manifestantes gritavam em coro contra o magnata americano.

Os vizinhos do clube penduraram bandeiras mexicanas em suas casas, expressando sua solidariedade com o México, diante dos planos de Trump de construir um muro na fronteira com seu vizinho do sul, caso vença as eleições presidenciais. Os manifestantes também são contrários à ampliação do campo de golfe.

"A bandeira é um gesto de solidariedade com o povo mexicano e um símbolo de oposição a Trump", explicou à AFP David Milne, dono de uma casa próxima ao campo.

As obras do campo de golf foram bastante controversas na Escócia, porque grande parte delas foi feita em uma área de proteção ambiental.

Trump comparou os manifestantes a seus rivais das primárias republicanas. "Me lembram alguns dos quais bati nas primárias", disse aos jornalistas.

Ao ser perguntado sobre o escasso entusiasmo que gera entre os líderes europeus, Trump respondeu: "Não me preocupa. Não tem importância. Vou dizer quem me apoia: o povo americano me apoia".

O clube fica em Balmedie, ao norte da cidade de Aberdeen. Essa é a primeira viagem de Trump ao exterior desde que ele obteve os delegados necessários para ser o candidato republicano.

Trump expressou seu desprezo pelos líderes europeus por causa de política migratória do bloco, que considera "fraca". Na sexta-feira, o candidato demonstrou-se satisfeito com o voto favorável do Reino Unido à saída da UE.