Bélgica transfere para a França dois suspeitos dos atentados de Paris

Bruxelas, 6 Jul 2016 (AFP) - O belga-marroquino Mohammed Amri e o francês Ali Oulkadi, acusados de ajudarem o suspeito-chave dos atentados de novembro em Paris, Salah Abdeslam, foram acusados formalmente na França, horas depois de terem sido entregues pela autoridades belgas.

Ambos os homens, de 27 e 31 anos, foram acusados formalmente por "associação criminosa com fins terroristas com o objetivo de preparar delitos contra pessoas" e "encobrimento de delinquentes relacionados com ação terrorista", e presos, segundo uma fonte policial francesa.

Amri e Oulkadi ajudaram Abdeslam a fugir de Paris na noite dos ataques na capital francesa reivindicados pelo grupo Estado Islâmico (EI) e que deixaram 130 mortos.

Os dois acusados, junto com Hamza Attou, que já foi extraditado para a França, viajaram de Bruxelas a Paris para ir buscar Abdeslam na noite dos ataques. Em seu retorno à Bélgica, foram controlados em três ocasiões pela polícia francesa antes de cruzarem a fronteira.

Abdeslam, o único sobrevivente conhecido dos ataques de 13 de novembro, foi extraditado para a França em abril.

Attou indicou aos investigadores belgas que Abdeslam chamou a ele e Amri na noite do dia 13 para pedir que fossem buscá-lo em Paris "porque havia tido um acidente", segundo uma fonte próxima da investigação.

Hamza Attou sustentou que só soube que Abdeslam estava envolvido nos ataques quando o pegaram em Paris.

Uma vez em Bruxelas, Attou disse que levou Abdeslam a um mercado para comprar roupa e cortar o cabelo. Oulkadi o levou depois para uma casa no distrito de Schaerbeek, em Bruxelas.

Armi e Attou foram presos em 14 de novembro, em Bruxelas, no distrito de Molenbeek, onde Abdeslam cresceu.

bur-pa-aoc/lmm./cb

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos