Chanceler venezuelana agradece à UE por apoio a diálogo nacional

Caracas, 11 Jul 2016 (AFP) - A chanceler da Venezuela, Delcy Rodríguez, agradeceu à Europa, neste domingo (10), "pelo apoio" às negociações para que se inicie o diálogo entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição sobre a crise política do país.

Durante uma reunião em Caracas com o ex-chefe de governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, "agradecemos pelo apoio (da) Alta Representante da União Europeia, Federica Mogherini, ao diálogo promovido por Maduro", relatou a ministra, em sua conta no Twitter.

Segundo ela, Mogherini considerou "uma boa notícia" a possibilidade de encontros entre partidários e adversários do presidente venezuelano.

Rodríguez Zapatero lidera uma missão internacional que promove o entendimento nesse país, a pedido da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Na sexta-feira (8), ao chegar a Caracas, Zapatero disse que pretendia se reunir em separado com ambas as partes para organizar um eventual contato, possivelmente na terça (12). Ainda não houve qualquer anúncio formal sobre o início das conversas.

Em nota divulgada hoje, a Unasul destacou que há "vontade de reconciliação" e classificou de "positiva" a disposição de "Maduro e de seus representantes designados".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos