Irã construirá dois reatores nucleares com a ajuda da Rússia

Teerã, 1 Set 2016 (AFP) - O Irã construirá dois novos reatores nucleares com o apoio da Rússia, anunciou o diretor da Organização Iraniana de Energia Atômica (OIEA), Ali Akbar Salehi.

"As obras para construir dois novos reatores nucleares em Bushehr (sul) começarão em 10 de setembro e devem durar 10 anos", afirmou à agência oficial Irna.

"Com a construção dos dois novos reatores, vamos economizar 22 milhões de barris de petróleo por ano", declarou Salehi, antes de informar que o custo do projeto foi calculado em 10 bilhões de dólares.

O diretor da OIEA, que também é vice-presidente do país, mencionou um "contrato de cooperação" com a Rússia para a construção dos reatores, sem revelar detalhes sobre a colaboração.

O Irã, que tem grandes reservas de petróleo e gás, deseja diversificar suas fontes de energia para não depender tanto das energias fósseis.

O país assinou em 14 de julho de 2015 em Viena um acordo com as grandes potências mundiais para garantir o uso exclusivamente pacífico de suas atividades nucleares, em troca da suspensão das sanções internacionais contra Teerã.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos