Conteúdo publicado há 7 meses

Oposição diz que Milei isola Argentina do mundo ao ofender líder espanhol

Representantes da oposição acusaram o presidente da Argentina, Javier Milei, de isolar o país do restante do mundo ao criar crises diplomáticas. Mais cedo, Milei fez críticas ao presidente espanhol Pedro Sánchez e chamou sua esposa, a primeira-dama Begoña Gómez, de "corrupta".

Reações

Ex-presidente fala em 'desequilíbrio emocional'. Antecessor de Milei, Alberto Fernández disse no X (antigo Twitter) que a relação entre Argentina e Espanha sempre foi privilegiada, mas agora, após as falas do presidente argentino, vive seu "pior momento". O peronista também pediu desculpas e prestou solidariedade a Sánchez, Gómez e sua família.

A Espanha acaba de convocar sua embaixadora em Buenos Aires e analisa retirá-la do país. Isso acontece após as críticas públicas de Milei ao presidente Pedro Sánchez e sua família, que só poderiam ser explicadas por um desequilíbrio emocional (que a psiquiatria deveria estudar).
Alberto Fernández, ex-presidente da Argentina

Deputado também cita 'isolamento' do mundo. Santiago Cafiero, que foi ministro das Relações Exteriores durante o governo Fernández, fez coro às críticas do ex-presidente e citou uma declaração do chanceler espanhol, José Manuel Albares: "Com seu comportamento, Milei levou as relações entre Argentina e Espanha ao seu momento mais grave".

Partido defende política externa 'madura' e 'responsável'. A UCR (União Cívica Radical) lembrou que, em menos de seis meses de governo, Milei já criou crises diplomáticas com Brasil, Colômbia, México, Chile, Equador e, agora, Espanha — países que sempre tiveram uma "relação fraterna" com a Argentina.

Desde que assumiu a Presidência, Milei viaja pelo mundo para cumprir uma agenda pessoal, sem visitas de Estado, e tem condutas que colocam em risco as relações diplomáticas de nosso país. Milei tem que entender que não é mais candidato (...), é o presidente de todos os argentinos.
UCR, em nota oficial

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.