Topo

Hillary e Trump batem boca no primeiro debate presidencial nos EUA

26/09/2016 23h10

Washington, 27 Set 2016 (AFP) - A democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump ignoraram a cordialidade nesta segunda-feira e partiram para o bate-boca no primeiro debate para a Casa Branca, realizado na Universidade Hofstra, na região de Nova York.

Desde o início, os dois principais candidatos à presidência dos Estados Unidos partiram para o ataque frontal, com constantes interrupções e acusações cruzadas, ignorando por completo os esforços do moderador.

Clinton afirmou que a "questão central" desta eleição é decidir "que país queremos ser", e garantiu que como presidente irá "construir uma economia que funcione para todos e seja mais justa, começando pela elevação do salário mínimo".

A democrata recordou que há apenas oito anos os EUA enfrentavam "sua pior crise financeira", provocada por políticas fiscais que reduziram drasticamente os impostos sobre os mais ricos e fracassaram em investir na classe média.

Trump retomou suas insistentes críticas aos tratados de livre comércio afirmando que "nossos empregos estão saindo do país", e citou México e China.

"Temos que renegociar nossos acordos comerciais e temos que impedir que estes países sigam roubando nossas empresas e nossos postos de trabalho", declarou o republicano, destacando que o sistema de intercâmbio comercial com o México é "deficiente" desde o início.

Os EUA "estão com problemas, não sabem o que fazer diante das desvalorizações nestes outros países, especialmente na China". "O que estão fazendo conosco é algo muito triste. Trarei os empregos de volta. Você não fará isto", disse Trump à Clinton.

A democrata respondeu que Trump "vive uma realidade própria".

Em outro momento "quente" do debate, Trump declarou que mostrará sua declaração de renda quando Clinton divulgar os emails que apagou de seu servidor pessoal.

"Divulgarei minhas declarações de renda, mesmo contra o desejo do meu advogado, quando ela divulgar seus 33 mil emails que apagou".

"Não acredito que vá divulgar suas declarações de renda porque há algo que está escondendo", rebateu Clinton.