Hillary ajuda ex-miss Universo a se vingar de Trump

Washington, 28 Set 2016 (AFP) - Por anos a ex-miss Universo venezuelana Alicia Machado queria muito fazer com que Donald Trump engolisse suas palavras humilhantes, mas foi Hillary Clinton quem a ajudou a se vingar do magnata durante o primeiro debate presidencial americano realizado na noite de segunda-feira.

Nos minutos finais do tenso duelo verbal entre os dois candidatos, Hillary usou o exemplo de Alicia para exemplicar a maneira desprezível com que o magnata costuma tratar as mulheres de um modo geral.

"Ele a chamou de 'Miss Piggy' e 'Miss Mucama' só porque é latina. Donald, ela tem um home. O nome é Alicia Machado", afirmou Hillary.

"Ela agora é cidadã americana, e aposto que eu sei em quem ela vai votar em novembro", ironizou.

Trump pareceu surpreso com a observação. "De onde tirou isso?", perguntou três vezes.

Os internautas se divertiram com a menção à atriz e modelo de 39 anos.

"Quem venceu o debate? Alicia Machado", afirmou um fã da modelo no Twitter.

Invés de deixar a polêmica para lá, Trump, que até o ano passado era coproprietário do concurso Miss Universo, retomou suas críticas, afirmando que Alicia foi com certeza "a pior Miss Universo". "Ela engordou muito e era um verdadeiro problema", declarou ao Fox News na terça-feira.

A campanha de Hillary também divulgou na internet um vídeo em que Alicia relata que tinha medo e se sentia intimidada por Trump na ocasião do concurso.

"Ele gritava comigo. Ele dizia: você é feia, você está gorda'", contou, acusando o republicano de manifestar "um profundo racismo".

Alicia, que está exibindo em suas redes sociais seu recém-tirado passaporte americano, chamou Trupo no Twitter de "rato nazista" e expressou seu apoio à candidata democrata: "@HillaryClinton arriba!".

Coroada Miss Universo em 1996, Alicia era uma bela jovem, mas com seus 1,70 metro quebrou o padrão de altura das vencedoras do concurso e logo ganhou peso. Trump a obrigou a fazer exercícios em público, cercada por jornalista, para emagrecer, dizendo que ela "era uma pessoa que gostava de comer".

"Era uma espécie de circo, a 'miss Universo gorda', uma piada que me causou muito sofrimento", contou no vídeo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos