Todos os homens de Raúl Castro

Em Havana

A morte de Fidel Castro consolida o poder de seu irmão Raúl, que montou um Estado-maior integrado pela velha-guarda comunista e por veteranos chefes militares, embora tenha designado um homem mais jovem como seu eventual sucessor.

Estes são os pesos-pesados que cercam o presidente Raúl Castro:

Jonathan Ernst/Reuters


Miguel Díaz-Canel

Engenheiro elétrico, desde fevereiro de 2013 é o sucessor designado por Raúl Castro na qualidade de primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros. Ex-chefe provincial do Partido Comunista em Villa Clara e Holguín e ex-ministro da Educação Superior. Nasceu em 20 abril 1960.

Ismael Francisco/Cubadebate/AFP


José Ramón Machado Ventura

Médico e histórico dirigente, segundo-secretário do Partido e um dos vice-presidentes dos Conselhos de Estado e Ministros. Conhecido por sua postura linha-dura. Nasceu em 26 de outubro de 1930.

Javier Galeano/AP


Ramiro Valdés

Comandante da Revolução, membro do bureau político e vice-presidente dos Conselhos de Estado e Ministros. Nasceu em 28 de abril de 1932.

Li Muzi/Xinhua


Bruno Rodríguez

Membro do bureau político e chanceler quando Cuba restabeleceu as relações diplomáticas com os Estados Unidos. Também se aproximou da União Europeia. Nasceu em 22 janeiro de 1958.

Reuters


Esteban Lazo

Economista. Presidente do Parlamento desde fevereiro de 2013. Membro do bureau político e do Secretariado do Partido Comunista, onde era encarregado do Departamento Ideológico. Vice-presidente do Conselho de Estado. Nasceu em 26 de fevereiro de 1944.

Reuters


 Leopoldo Cintra

Histórico dirigente. Ministro da Defesa e general do Corpo de Exército. Membro do bureau político e do Conselho de Estado. Nasceu em 17 de julho de 1941.

Marino Murillo

Economista. Ministro da Economia, membro do bureau político e do Conselho de Estado. Vice-presidente do Conselho de Ministros e supervisor-geral das reformas econômicas. Nasceu em 19 de fevereiro de 1961.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos