Topo

Todos os homens de Raúl Castro

Em Havana

27/11/2016 12h58

A morte de Fidel Castro consolida o poder de seu irmão Raúl, que montou um Estado-maior integrado pela velha-guarda comunista e por veteranos chefes militares, embora tenha designado um homem mais jovem como seu eventual sucessor.

Estes são os pesos-pesados que cercam o presidente Raúl Castro:

21.mar.2016 - Vice-presidente cubano Miguel Diaz-Canel - Jonathan Ernst/Reuters - Jonathan Ernst/Reuters
Imagem: Jonathan Ernst/Reuters


Miguel Díaz-Canel

Engenheiro elétrico, desde fevereiro de 2013 é o sucessor designado por Raúl Castro na qualidade de primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros. Ex-chefe provincial do Partido Comunista em Villa Clara e Holguín e ex-ministro da Educação Superior. Nasceu em 20 abril 1960.

16.abr.2016 - Vice-presidente de Cuba Jose Ramon Machado Ventura  - Ismael Francisco/Cubadebate/AFP - Ismael Francisco/Cubadebate/AFP
Imagem: Ismael Francisco/Cubadebate/AFP


José Ramón Machado Ventura

Médico e histórico dirigente, segundo-secretário do Partido e um dos vice-presidentes dos Conselhos de Estado e Ministros. Conhecido por sua postura linha-dura. Nasceu em 26 de outubro de 1930.

3.nov.2008 - Ramiro Valdés Menendez, ministro cubano das Comunicações e comandante da Revolução, durante evento em Havana, Cuba - Javier Galeano/AP - Javier Galeano/AP
Imagem: Javier Galeano/AP


Ramiro Valdés

Comandante da Revolução, membro do bureau político e vice-presidente dos Conselhos de Estado e Ministros. Nasceu em 28 de abril de 1932.

27.out.2016 - O chanceler cubano, Bruno Rodriguez Parrilla - Li Muzi/Xinhua - Li Muzi/Xinhua
Imagem: Li Muzi/Xinhua


Bruno Rodríguez

Membro do bureau político e chanceler quando Cuba restabeleceu as relações diplomáticas com os Estados Unidos. Também se aproximou da União Europeia. Nasceu em 22 janeiro de 1958.

11.jan.2012 - Esteban Lazo (esq), presidente do Parlamento cubano - Reuters - Reuters
Imagem: Reuters


Esteban Lazo

Economista. Presidente do Parlamento desde fevereiro de 2013. Membro do bureau político e do Secretariado do Partido Comunista, onde era encarregado do Departamento Ideológico. Vice-presidente do Conselho de Estado. Nasceu em 26 de fevereiro de 1944.

9.nov.2011 -- O ministro da Defesa de Cuba, Leopoldo Cintra - Reuters - Reuters
Imagem: Reuters


 Leopoldo Cintra

Histórico dirigente. Ministro da Defesa e general do Corpo de Exército. Membro do bureau político e do Conselho de Estado. Nasceu em 17 de julho de 1941.

Marino Murillo

Economista. Ministro da Economia, membro do bureau político e do Conselho de Estado. Vice-presidente do Conselho de Ministros e supervisor-geral das reformas econômicas. Nasceu em 19 de fevereiro de 1961.