Trump é o presidente eleito dos EUA menos popular em décadas

Em Washington

  • Shannon Stapleton/ Reuters

A popularidade nacional do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, melhorou desde sua eleição, no dia 8 de novembro, mas ele continua sendo o presidente eleito com a menor aprovação em décadas.

Segundo uma média das recentes pesquisas calculada pelo site Real Clear Politics, aproximadamente 50% dos americanos têm uma opinião desfavorável do futuro presidente do país, contra 45% que mantêm uma opinião favorável. No dia da eleição presidencial, 58% dos eleitores tinham uma visão negativa de Trump.

O republicano segue tendo menos aprovação que seus dois antecessores, de acordo com uma pesquisa da CBS publicada nesta quinta-feira: mais de um americano sobre três temem que seja um presidente ruim, em comparação com 7% registrados por Barack Obama em dezembro de 2008 e 14% de George W. Bush em dezembro de 2000.

O instituto Gallup, cujos dados remontam à eleição de Bill Clinton em 1992, estima que Trump bateu amplamente o recorde de reprovação sobre a forma como realiza sua transição. Segundo o Gallup, 48% dos participantes da pesquisa reprovam o presidente eleito e outros 48% o aprovam.

Em comparação, três quartos dos americanos aprovavam a transição de Barack Obama e dois terços a de Bill Clinton.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos