Santos se reúne com chefes das Farc para acelerar entrega de armas

Em Bogotá

  • AFP/Colombian Presidency/Juan David Tena/HO

    Santos, durante visita a campo monitorado pela ONU que irá receber membros das Farc

    Santos, durante visita a campo monitorado pela ONU que irá receber membros das Farc

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, se reuniu nesta quinta-feira (5) com os chefes das Farc no centro do país para acelerar a concentração de guerrilheiros nas zonas de entrega de armas, como prevê o acordo de paz.

"Foram adotadas decisões importantes para acelerar muitas das medidas que nos permitirão iniciar a mobilização das Farc" nas zonas onde farão a passagem para a vida civil "o mais breve possível", declarou Santos no município de Mesetas, departamento de Meta.

Em Mesetas, está uma das 26 zonas onde a guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) se concentrará para o desarmamento, após o pacto firmado em novembro para superar meio século de conflagração interna.

Santos, que foi a Mesetas para receber um relatório logístico e de segurança sobre os pontos de concentração, reconheceu que há "atrasos e problemas" na operação logística para adequação dos locais.

Na reunião com membros do órgão de direção das Farc (Secretariado), que tiveram as identidades preservadas, ficou acertado que os guerrilheiros construirão campos com material entregue pelo governo.

"A vontade de todos é acelerar ao máximo para poder cumprir os cronogramas de entrega das armas" e superar as dificuldades que surgem nas zonas de reunião.

A guerrilha, com cerca de 5.700 combatentes, se concentra em 26 zonas onde, no prazo de seis meses, deverá se desarmar e regressar à vida civil, sob supervisão da ONU.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos