Milhares de pessoas se manifestam em Londres contra Donald Trump

Londres, 20 Fev 2017 (AFP) - Milhares de manifestantes se reuniram nesta segunda-feira à noite em frente ao Parlamento britânico para protestar contra a visita de Estado do presidente americano, Donald Trump.

Grupos de manifestantes que levavam cartazes com frases como "Resistamos a Trump", entoavam em coro "Trump é bem-vindo para uma visita de Estado? Não!". Outros cartazes, mais contundentes, diziam: "Unidos contra o demônio e os idiotas".

Mais de 1,8 milhão de pessoas assinaram uma petição on-line para que a viagem de Trump não fosse uma visita de Estado, com o objetivo de evitar que a rainha passe a "vergonha" de ter que se reunir com ele, como manda o protocolo.

"Estou aqui para defender o respeito aos direitos das mulheres", disse à AFP Maya del Campo, uma empresária de origem francesa com residência alternada entre Londres e Barcelona.

O presidente Trump "promove políticas racistas, banaliza o racismo, a misoginia e a islamofobia", disse à AFP Benjamin Kari, um estudante americano de 24 anos.

O protesto foi organizado pela "Stop Trump Coalition" ("Coalizão Parem o Trump") e a organização "One Day Without Us" ("Um dia sem a gente"), que luta pela solidariedade com os migrantes no Reino Unido.

Esta é a terceira manifestação em três semanas em Londres contra a visita planejada do presidente americano. A primeira, em 30 de janeiro, reuniu dezenas de milhares de manifestantes, e a segunda, no início de fevereiro, contou com 10.000 pessoas.

O protesto desta segunda-feira coincidiu com a sessão do Parlamento em que os Comuns (Câmara Baixa) discutiram sobre a pertinência de qualificar a visita em um nível tão alto.

eg-mc/mb/aoc/cb/db

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos