Topo

Imigrantes ilegais: o que está por trás do conflito EUA-México

23/02/2017 21h10

Washington, 24 Fev 2017 (AFP) - Funcionários americanos e mexicanos do alto escalão se reuniram, nesta quinta-feira, na Cidade do México, para conversar sobre os planos de Washington de reprimir a imigração ilegal e de obrigar o vizinho latino a se esforçar mais para deter o fluxo para solo americano.

O México é a principal origem de imigrantes ilegais sem documentos. O presidente Donald Trump alega que "a entrada supõe um ameaça significativa para a segurança nacional e a ordem pública"

Mas o chamado de Trump para acelerar suas medidas de maneira urgente levanta questões sobre a seriedade do problema.

Quantos são e de onde vem?Cerca de 11,1 milhões de imigrantes ilegais vivem nos Estados Unidos, segundo o Research Center, em uma população total de 324,6 milhões de habitantes. O número diminuiu desde 2007, quando 12,2 milhões viviam em território americano fora da lei. A recessão de 2008 piorou as relações comerciais e endureceu os mecanismos para controlar a ilegalidade. Do total, quase 6 milhões são mexicanos. El Salvador, Guatemala e Honduras somam 1,6 milhões juntos.

Chegaram todos há pouco tempo?Não. Dois terços do total estão no país há mais de 10 anos e 86% há mais de cinco anos. Muitos estão instalados com trabalhos estáveis e suas famílias.

Tem emprego?Certamente os imigrantes conseguem se empregar, mas com a queda da taxa de desemprego para 4,8% é improvável que o número de imigrantes impeça os americanos nativos de conseguirem trabalho.

Qual é o problema, afinal?A segurança nas fronteiras se tornou mais restrita e o número de imigrantes ilegais se manteve praticamente estável nos últimos anos. Ainda assim, funcionários americanos afirmam que a quantidade atual é grande demais para ser absorvida. O departamento de Segurança Interior afirma que o número de detenções entre os que cruzam a fronteira "consumiu os recursos do departamento de Segurança interior significantemente".

No ano fiscal de 2016, que terminou dia 30 de setembro, a Patrulha Fronteiriça e a Agência de Imigração e Alfândega deteve 530.000 e extraditou 451.000 pessoas.

Por outro lado, nos tribunais do país jhá 534.000 casos abertos, mais do dobro que há dois anos.

Trump diz que a imigração ilegal causa violência. É verdade?Se vista globalmente, não. Segundo o investigador Alex Nowrasteh, do Cato Institute, os dados sugerem que os imigrantes cometem menos delitos que os nativos ou não tem impacto nas taxas". Em primeiro lugar, os imigrantes delinquentes podem ser deportados e é um forte fator para não violar a lei, que não enfrentam os americanos. Segundo, muitos imigrantes ilegais vão ao país para tentar melhorar a situação econômica e estariam menos inclinados a cometerem crimes.