Topo

Trump prometerá reforma fiscal 'histórica' em primeiro discurso ao Congresso

28/02/2017 23h18

Washington, 1 Mar 2017 (AFP) - Em seu primeiro discurso ao Congresso americano, nesta terça-feira (28), o presidente Donald Trump prometerá levar adiante uma reforma fiscal "histórica", assim como se empenhar para - "finalmente" - conseguir que as leis migratórias sejam aplicadas.

De acordo com trechos antecipados de seu discurso, divulgados pela Casa Branca, Trump também se comprometerá a agir para melhorar os salários e estabelecer mecanismos de ajuda aos desempregados. Além disso, insistirá em pedir ao Congresso ajuda para eliminar e substituir o sistema de seguros de saúde, conhecido como Obamacare.

"Ao fazer que, finalmente, nossas leis migratórias sejam aplicadas, vamos elevar salários, ajudar os desempregados, poupar milhares de milhões de dólares e tornar nossas comunidades mais seguras para todos", dirá Trump às duas Câmaras do Congresso.

Se os Estados Unidos desejam alcançar seus objetivos tanto dentro quanto fora de suas fronteiras, "devemos reiniciar o motor da economia", favorecendo a ação das empresas para que façam negócios no país e seja mais difícil se transferirem para o exterior, ainda segundo o comunicado.

Em outro momento de seu discurso, Trump dirá que sua equipe econômica "está desenvolvendo uma reforma fiscal histórica".

Essa reforma reduzirá a carga tributária para que as empresas melhorem sua competitividade "e promoverá enormes reduções de impostos para a classe média".

O presidente insistirá em uma de suas mais polêmicas promessas de campanha: eliminação e substituição do Obamacare.

"Esta noite peço ao Congresso que rejeite e substitua o Obamacare por reformas que ampliem as opções, aumentem o acesso [à assistência médica], baixem os custos e, ao mesmo tempo, ofereçam um melhor serviço de saúde", expressará o presidente.

Trump também deve insistir no apelo pela unidade.

"O tempo de pensar pequeno acabou. O tempo das disputas triviais ficou para trás. Agora, precisamos de coragem para compartilhar os sonhos dos nossos corações, a coragem de expressar as esperanças do nosso espírito e a confiança de transformar esperanças e sonhos em ação", dirá o republicano.

bur-ahg/rsr/cd/tt