Presidente colombiano anuncia saída de soldados venezuelanos da Colômbia

Bogotá, 23 Mar 2017 (AFP) - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou nesta quinta-feira que os militares venezuelanos que haviam entrado e se estabelecido em território colombiano há três dias deixaram a zona de fronteira.

"Acaba de sair o último soldado venezuelano do território colombiano", escreveu no Twitter o chefe de Estado, momentos depois de informar que havia conversado por telefone sobre a questão com o presidente venezuelano Nicolás Maduro.

As autoridades colombianas foram informadas na quarta-feira pelas Forças Armadas da Colômbia sobre a instalação de um acampamento militar venezuelano no município de Arauquita, departamento de Arauca, perto da fronteira entre os dois países.

"Acabo de falar com o presidente Maduro e manifestei que para a Colômbia é totalmente inaceitável a situação", afirmou, acrescentando que o chefe de Estado do país vizinho assegurou a retirada de todas as tropas.

O governador de Arauca, Ricardo Alvarado, declarou que os soldados do país vizinho teriam se instalado em uma área rural de Arauquita, município considerado estratégico por ter uma rota que permite comunicar o Mar do Caribe com o Oceano Pacífico, de Caracas ao porto colombiano de Buenaventura.

Édgar Camacho, o colombiano dono da área em que os militares venezuelanos acamparam, estimou entre "60 e 100" os soldados e denunciou danos aos seus cultivos.

"Chegaram aqui e cortaram as bananeiras para montar acampamento", relatou o agricultor, cuja casa está localizada a 100 metros do assentamento dos militares venezuelanos.

Em janeiro de 2016 as autoridades colombianas investigaram um incidente envolvendo troca de tiros na mesma região.

Colômbia e Venezuela compartilham uma fronteira porosa de 2.200 quilômetros. Em 2015 e 2016, os dois países viveram momentos de tensão gerados pelo fechamento da fronteira pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, citando problemas de contrabando, tráfico de drogas e de segurança.

ad/ja/mr/mvv

Twitter

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos