Topo

Steve Bannon, estrategista de Trump, não integra mais o Conselho de Segurança Nacional

AFP PHOTO / GETTY IMAGES / Drew Angerer
Imagem: AFP PHOTO / GETTY IMAGES / Drew Angerer

Em Washington

05/04/2017 13h43

Steve Bannon, o controvertido chefe de Estratégia da Casa Branca, foi afastado do influente Conselho de Segurança Nacional (NSC), informou nesta quarta-feira (5) uma fonte da presidência, que não quis ser identificada.

A nomeação de Bannon como chefe de Estratégia para o presidente Donald Trump desatou uma grande polêmica por sua relação com o site de ultradireita Breitbart e acusações de defender ideias próximas aos supremacistas brancos.

Esta polêmica se acentuou ainda mais depois que Trump nomeou Bannon para o NSC.

O general Herbert McMaster, que dirige o NSC desde 20 de fevereiro e tem experiência em missões no Iraque e Afeganistão, assumiu a chefia do Conselho em substituição ao general Michael Flynn, que foi forçado a renunciar por ocultar contatos com funcionários russos.

Ante o traumático pedido de renúncia de Flynn, o presidente Trump encontrou dificuldades em achar um substituto, precisamente pela polêmica gerada pela inclusão de Bannon no Conselho.

O NSC é um órgão discreto, mas estratégico para a Casa Branca, já que tem a tarefa de reunir informações para aconselhar diretamente o presidente em termos de segurança nacional e política externa.