Topo

Míssil disparado do Iêmen é interceptado próximo a Meca

27/07/2017 23h36

Riade, 28 Jul 2017 (AFP) - Um míssil balístico disparado por rebeldes xiitas iemenitas foi interceptado nesta quinta-feira próximo a Meca, principal cidade santa do Islã, informou a coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita que intervém militarmente no Iêmen.

O míssil foi interceptado 69 km ao sul de Meca, no oeste da Arábia Saudita, revelou a coalizão em um comunicado, que cita a "tentativa desesperada dos rebeldes xiitas huthis para perturbar o Haje", a peregrinação anual dos muçulmanos prevista este ano para o final de agosto.

Não é a primeira vez que um míssil deste tipo é disparado do Iêmen em direção a Meca. Em 28 de outubro passado, a coalizão informou ter interceptado um vetor similar dirigido à cidade santa.

Mas este novo disparo representa uma ameaça ao Haje, que este ano deve reunir mais de dois milhões de fiéis, de todo o planeta.

No conflito do Iêmen se enfrentam o governo, que conta com o apoio da coalizão militar dirigida pela Arábia Saudita, e os rebeldes huthis, aliados a unidades do Exército que se mantêm leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh.