PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Cancelada manifestação de extrema direita em San Francisco

25/08/2017 21h56

Los Angeles, 26 Ago 2017 (AFP) - Uma manifestação de extrema direita programada para o sábado na cidade americana de San Francisco (oeste) foi cancelada pelo medo de distúrbios, informou na sexta-feira o grupo Patriot Prayer, embora mantenha um protesto organizado para o domingo.

Estavam previstas para o sábado no mesmo local uma "Marcha contra o Ódio" e uma concentração batizada como "Resist SF" (Resiste San Francisco).

Diante das distintas manifestações previstas, as autoridades compartilham seu medo de distúrbios como os ocorridos em Phoenix (Arizona, oeste) esta semana ou em Charlottesville (Virgínia, leste) no começo de agosto, onde um simpatizante neonazista atropelou uma mulher.

"Depois de falar com a Polícia, chegamos à conclusão de que amanhã (sábado) será como uma armadilha e que muitas vidas estarão em perigo", declarou o líder do grupo, Joey Gibson, em um vídeo publicado no Facebook.

Gibson afirmou que o grupo de esquerda radical Antifa ou supremacistas brancos poderiam ter se misturado no protesto, provocando "fortes distúrbios".

Ao invés de se manifestar, o grupo convocou uma coletiva de imprensa às 14H00 locais (18H00 de Brasília) em San Francisco. "Pedimos à cidade que garanta nossa segurança", reivindicou.

No domingo mantém sua marcha pelas ruas de Berkeley, uma cidade universitária próxima a San Francisco.

Internacional