Topo

Confronto entre policiais e supostos traficantes deixa sete mortos no Rio

25/11/2017 20h55

São Paulo, 25 Nov 2017 (AFP) - Um novo confronto entre policiais militares e supostos traficantes deixou ao menos sete mortos neste sábado (25) no Complexo do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro, informou a instituição.

Após o confronto, a Polícia Militar deteve 13 pessoas e apreendeu 14 fuzis (12 de origem estrangeira), uma pistola, quatro granadas e centenas de munições de diferentes calibres.

Os detidos foram encaminhados a uma sede da Polícia Civil, enquanto o Batalhão de Choque foi mobilizado no Caju, onde ocorreu o tiroteio.

Segundo informações divulgadas esta tarde pela PM, no local ocorreu um confronto entre bandos rivais quando os policiais abriram fogo, razão pela qual para determinar a autoria das mortes será preciso aguardar a investigação a cargo da Polícia Civil.

"Se os sete (mortos) foram vítimas durante o confronto entre as facções ou se foi pela chegada do (batalhão) de choque, só a investigação dirá", disse à imprensa o coronel Mauro Fliess na tarde deste sábado.

Esta semana, vários jornais reportaram contínuos confrontos entre bandos rivais no Complexo do Caju, que abrange várias comunidades.

A violência no Brasil, e especificamente no Rio de Janeiro, é um tema recorrente.

Segundo o anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou 61.619 assassinatos em 2016, sete por hora, uma cifra recorde que expõe o desafio existente na área da segurança.

Enquanto aumentou a letalidade policial em 25,8% com relação a 2015, também subiu em 17,5% o número de policiais assassinados.

O balanço recentemente apresentado deu conta de que os únicos indicadores que apresentam redução neste âmbito são os gastos em políticas públicas de segurança e a apreensão de armas.