Topo

Congresso americano tenta evitar crise orçamentária no Natal

21/12/2017 16h44

Washington, 21 dez 2017 (AFP) - O Congresso dos Estados Unidos se prepara para votar, nesta quinta-feira (21), um projeto de lei para financiar até 19 de janeiro o governo federal, evitando assim uma paralisação da administração com o vencimento do financiamento atual, na sexta-feira à meia-noite.

A maioria republicana da Câmara dos Representantes prevê enviar um texto de financiamento temporário para votação nesta quinta-feira, apesar de o tema ainda não estar na pauta. Para evitar o "apagão" do governo, o Senado terá que votar a iniciativa antes da data-limite de sexta-feira à noite.

A prorrogação de quatro semanas daria mais tempo aos legisladores da maioria e da oposição para acertar fundos do ano fiscal de 2018 - que vai até 30 de setembro.

Os democratas têm minoria de bloqueio no Senado, e utilizam essa prerrogativa para obter concessões sobre suas prioridades.

Na Câmara, alguns deputados da maioria republicana ameaçam se opor ao texto de financiamento temporário em protesto, porque porque não há nenhum fundo anual previsto para o Departamento de Defesa.

O presidente Donald Trump acusou os democratas de quererem estimular o "apagão" do governo federal.

"Os democratas da Câmara querem FECHAR o governo nas festas de fim de ano para tirar a atenção dos cortes de impostos recém-aprovados, muito populares. Republicanos, não deixem isso acontecer", tuitou.