Encontrados 36 corpos em centro comercial das Filipinas

Davao, Filipinas, 25 dez 2017 (AFP) - Socorristas encontraram nesta segunda-feira (25) 36 corpos em um centro comercial destruído por um incêndio no sábado no sul das Filipinas, anunciou um encarregado dos bombeiros.

O chefe regional dos bombeiros, Wilberto Rico Neil Kwan Tiu, declarou aos familiares das pessoas desaparecidas que tinha contado pessoalmente "uns 36" corpos no prédio do NCCC Mall em Davao.

Outro cadáver, não identificado, foi encontrado no domingo, elevando a 37 os corpos encontrados em meio aos escombros carbonizados.

A prefeita da cidade, Sara Duterte, filha do presidente filipino, Rodrigo Duterte, havia informado anteriormente que 38 pessoas desapareceram na tragédia.

"Não pude salvá-las", acrescentou o encarregado dos bombeiros, apresentando "suas mais profundas desculpas" aos familiares das vítimas.

O fogo começou no centro comercial NCCC, de quatro andares, na manhã de sábado e várias pessoas ficaram presas no interior, entre eles os funcionários de um escritório de atendimento telefônico, situado no último piso.

O 'call center' pertencia à multinacional americana SSI.

Uma investigação criminal foi aberta nesta segunda-feira pelas autoridades, pois as saídas de emergência teriam sido bloqueadas ou não foram instaladas.

Os incêndios são comuns nas Filipinas, especialmente nas regiões pobres do país, onde não se aplica qualquer norma de segurança nas construções.

Em 2015, um incêndio em uma fábrica de sapatos em Manila deixou 72 mortos. Os sobreviventes culparam pelas mortes as condições de trabalho impostas pelos donos, que os faziam produzir em ateliês com barras nas janelas e trancados com chave.

O incêndio mais grave da história do país ocorreu em 1996, quando 162 pessoas morreram em uma gigantesca explosão em uma discoteca de Manila.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos