Topo

Macron, que viajará para os EUA em abril, estimulou Trump a comparecer a Davos

24/01/2018 23h22

Davos, Suíça, 25 Jan 2018 (AFP) - O presidente francês, Emmanuel Macron, disse nesta quarta-feira que "insistiu muito" para que seu homólogo americano, Donald Trump, participasse do fórum de Davos e anunciou que viajará para os Estados Unidos em abril a seu convite.

"Falei com ele por telefone e recomendei fortemente que viesse a Davos para explicar sua estratégia e se aprofundar neste ambiente, confrontar-se com outras ideias, estar conosco nesse multilateralismo um tanto informal", declarou Macron em uma entrevista para a radiotelevisão suíça RTS.

"Esta relação pessoal (com ele) é muito forte para mim, estou muito apegado a ela. E os Estados Unidos são nossos parceiros" na luta contra o terrorismo, o futuro da Síria ou a paz no Oriente Próximo. "Se nos aborrecemos com eles, não poderemos atuar", disse.

"Tive divergências com ele sobre a forma, mas sobre a finalidade estamos de acordo. Devemos trabalhar com eles (Estados Unidos). A França nunca construirá verdadeira estratégia para mudar o mundo sem os Estados Unidos", acrescentou o presidente francês.