Topo

Sete mortos e dezenas de feridos em ataques contra a polícia na Colômbia

28/01/2018 15h58

Bogotá, 28 Jan 2018 (AFP) - Uma série de ataques com explosivos lançados no final de semana contra a polícia deixou sete muertos e dezenas de feridos no norte da Colômbia, em ações que, segundo indícios oficiais envolvem grupos do narcotráfico.

Este domingo houve dois novos atentados contra postos de polícia, após a explosão de uma bomba dentro de uma delegacia em Barranquilla, que matou cinco policiais e deixou 41 feridos.

Segundo o organismo, pouco antes da meia-noite de sábado, um artefacto estourou em um posto de comando de uma aldeia do município de Santa Rosa, no departamento de Bolívar, também no norte do país. Nessa ação morreram dois policiais e outro ficou ferido.

As autoridades não deram pistas sobre os responsáveis pelo ataque, o terceiro em 24 horas contra a força policial.

As ações começaram no sábado, com a explosão de uma bomba em Barranquilla. As autoridades apontaram quadrilhas do tráfico de drogas como possíveis responsáveis.

Ainda impactada pela bomba de sábado, Barranquilla foi novamente alvo de uma ação contra a polícia neste domingo.

Quatro policiais e um civil foram feridos após outro ataque com explosivos contra uma estação na área metropolitana dessa cidade de quase 1,3 milhão de habitantes.

Segundo uma fonte da polícia, as vítimas estão fora de perigo e ainda não se sabe se o explosivo foi lançado ou ativado à distância.

"Investiga-se a possível relação com o atentado de ontem (sábado)", acrescentou a fonte à AFP.

dqg-vel/lda/cc