Novo dia de tensão na Catalunha com a eventual posse de Puigdemont

Barcelona, 30 Jan 2018 (AFP) - A Catalunha espera um novo dia de elevada tensão política nesta terça-feira, ante a vontade dos independentistas de dar posse como presidente regional a Carles Puigdemont, apesar das barreiras judiciais e da ferrenha oposição do governo da Espanha.

A única candidatura é a de Puigdemont, o presidente catalão destituído por Madri no fim de outubro.

A situação será debatida no Parlamento regional a partir das 15h00 (12h00 de Brasília), sob fortes medidas de segurança.

Os partidários do movimento de independência foram convocados para manifestações no centro de Barcelona e depois nos arredores da Câmara.

As organizações secessionistas pediram aos participantes que utilizem máscaras de Puigdemont, com a intenção de lotar as ruas com o rosto de seu líder.

Mas ninguém sabe se o verdadeiro Puigdemont, que está na Bélgica, viajará até a capital catalã para a sessão de posse, sob risco de detenção pelas acusações de rebelião e sedição.

O Parlamento regional se reunirá apesar de uma decisão de sábado do Tribunal Constitucional - que se reuniu em caráter de urgência a pedido do governo central - que impôs severas restrições.

Os juízes proibiram uma posse a distância de Puigdemont, o que o obriga a pedir permissão pessoalmente ao juiz que coordena o processo contra os principais nomes do independentismo catalão, para conseguir comparecer à Câmara.

O próprio Puigdemont recorreu contra a decisão. O Tribunal Constitucional se reunirá nesta terça-feira para uma decisão a respeito.

Ao mesmo tempo, o Parlamento catalão deve cumprir o prazo legal para iniciar o debate de posse antes de quarta-feira.

O presidente independentista do Parlamento, Roger Torrent, que viajou a Bruxelas na semana passada para conversar com Puigdemont sobre os preparativos para a posse, afirmou que a sessão está mantida.

bur-mck-du/zm/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos