Cinco policiais mortos em manifestações sufistas no Irã

Teerã, 20 Fev 2018 (AFP) - Cinco policiais iranianos morreram e outros 30 ficaram feridos durante manifestações organizadas na noite desta segunda-feira (19) por uma irmandade sufista em Teerã, informou nesta terça-feira (20) a polícia local. Mais de 300 pessoas foram detidas.

Um primeiro balanço divulgado na segunda-feira informava que três policiais foram mortos durante as manifestações dos Dervixes de Gonabadi, membros de irmandade que segue uma corrente mística do Islã, o sufismo. Os protestos aconteceram em Teerã contra a prisão de vários integrantes, segundo informações não confirmadas nas redes sociais.

A mobilização causou enfrentamentos com a polícia e imagens da televisão estatal mostraram um ônibus atropelando um grupo de policiais no norte da capital iraniana, matando três deles.

Nesta terça-feira, o porta-voz da polícia, Said Montazer Almehdi, indicou à agência Isna que outros membros da milícia Basidji, vinculada à Guarda da Revolução, o exército de elite do regime, morreram.

Segundo Almehdi, mais de 300 pessoas foram detidas, entre elas o motorista do ônibus e vários manifestantes feridos.

neg-er/hj/cmk/es/mc

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos