Topo

Treze mortos em novos bombardeios contra o reduto rebelde sírio de Guta

22/02/2018 06h25

Beirute, 22 Fev 2018 (AFP) - Novos bombardeios do regime sírio contra o reduto rebelde de Guta Oriental, perto de Damasco, mataram 13 civis, informou nesta quinta-feira a ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

"Ao menos 13 pessoas, incluindo três crianças, morreram em Duma", principal cidade de Guta Oriental, afirmou o OSDH.

Pelo menos 120 civis ficaram feridos em toda a região.

"Chovia na região, por isso não aconteceram ataques aéreos. O regime optou por obuses e foguetes para bombardear este reduto rebelde", afirmou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

"Os disparos de foguetes não pararam durante a manhã. Quase 200 atingiram Duma", disse.

O regime sírio realiza desde domingo uma campanha de bombardeios contra o território, que está cercado desde 2013, o que provocou a morte de pelo menos 335 civis, incluindo dezenas de crianças.

Durante o mesmo período, 15 pessoas morreram em Damasco, sob controle do regime, em ataques com obuses e foguetes lançados pelos insurgentes islamitas ou jihadistas a partir de Guta, segundo a imprensa estatal e o OSDH.

Um jornal ligado ao regime do presidente sírio Bashar al-Assad informou que a campanha de bombardeios contra Guta Oriental é um prelúdio a uma ofensiva terrestre.

Antes de Guta Oriental, outras zonas rebeldes, como a área antiga de Homs em 2012 ou Aleppo em 2016, sofreram bombardeios constantes e um cerco que obrigaram os combatentes contrários ao regime a abandonar as armas e os civis a fugir.