Trump sugere cidade de fronteira para reunião com o líder norte-coreano

Washington, 30 Abr 2018 (AFP) -

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta segunda-feira que a reunião de cúpula histórica com o líder norte-coreano Kim Jong Un aconteça na na localidade de Panmunjom, na Zona Desmilitarizada que divide a península coreana.

"Vários países estão sendo considerados para o ENCONTRO, mas a Casa da Paz/Casa da Liberdade, na fronteira entre Coreia do Norte e Coreia do Sul não seria mais representativa, importante e duradoura do que um terceiro país? Apenas perguntando!", escreveu Trump no Twitter sobre o encontro, previsto para junho.

A Casa da Paz na DMZ foi onde Kim e o presidente sul-coreano Moon Jae-in realizaram uma cúpula histórica na sexta-feira.

Kim, o primeiro líder norte-coreano a pisar no Sul desde o armistício de 1953 que implementou o cessar-fogo na guerra da Coreia, caminhou ao lado de Moon até a Casa da Paz.

Os preparativos para a cúpula Trump-Kim ganharam impulso com a promessa da Coreia do Norte de buscar a completa desnuclearização da península.

Seul afirma que a Coreia do Norte prometeu fechar seu local de testes nucleares e convidou especialistas em armas americanos para verificar o processo.

Kim também disse a Moon que o Norte não vai precisar de armas nucleares se os Estados Unidos prometerem não invadir o país, segundo fontes oficiais sul-coreanas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos