PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Kremlin diz que Otan é um produto da Guerra Fria destinada ao confronto

10/07/2018 08h07

Moscou, 10 Jul 2018 (AFP) - O Kremlin denunciou nesta terça-feira a Otan como um "produto da Guerra Fria", cujo objetivo é o "confronto" com a Rússia, ao mesmo tempo que garantiu que não deseja interferir na reunião de cúpula da Aliança Atlântica que começa na quarta-feira em Bruxelas.

"Esta aliança é o produto da Guerra Fria e do confronto da quela época. Foi criada com o o objetivo e em nome do confronto", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

"Tudo o que faz a longo prazo - avançar para nossas fronteiras, desenvolver sua infraestrutura militar em direção a nossas fronteiras -, confirma cada vez a própria essência desta aliança", insistiu, antes de acrescentar que a Rússia conserva, apesar de tudo, "contatos muito modestos" com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A Rússia considera a ampliação da Otan para o leste uma agressão ao país e acusa a Aliança e os Estados Unidos de arrastá-la para uma corrida "frenética" de armamentos e a romper "o equilíbrio militar" em vigor na Europa desde a queda da URSS.

or-pop/gmo/ia/pa/zm/fp

Internacional