Topo

UE é responsável por negociações comerciais, lembra Merkel

03/12/2018 18h13

Frankfurt am Main, 3 dez 2018 (AFP) - A chanceler alemã, Angela Merkel, lembrou nesta segunda-feira (3) que a União Europeia (UE) é a única encarregada das negociações comerciais, quando as fabricantes da indústria automotiva alemã, ameaçados pelas tarifas aduaneiras, estão em Washington na terça-feira.

"Os assuntos comerciais são tratados de forma unânime pela Comissão Europeia em nome de todos os Estados-membros", declarou Merkel em coletiva de imprensa.

Os CEOs da Volkswagen e da Daimler vão participar, nesta terça, de uma reunião com o secretário americano de Comércio, Wilbur Ross, e o representante comercial americano (USTR), Robert Lighthizer, em Washington, de acordo com a agência alemã DPA.

O diretor financeiro da BMW, Nicolas Peter, irá a Washington, disse à AFP um porta-voz da empresa.

"Existe uma linha muito clara: a Comissão Europeia tem a competência para as negociações comerciais, e não os governos nacionais, e de nenhuma maneira as fabricantes automotivas", respondeu um porta-voz do governo, indagado se o encontro significava deixar de lado a competência de Bruxelas.

Contudo, "as fabricantes alemãs são importantes geradoras de empregos nos Estados Unidos" e "faz sentido que falem com o governo americano sobre investimentos e o futuro", relativizou Merkel.

A Casa Branca anunciou, no fim de maio, sua intenção de impor tarifas aduaneiras de 25% sobre as importações automobilísticas para defender o setor, símbolo da indústria nos Estados Unidos. A decisão, contudo, está em suspenso enquanto um acordo é negociado.

mfp-ys/dar/cj/eg/es/ll

VOLKSWAGEN

DAIMLER

BAYERISCHE MOTOREN WERKE AG