Alemanha quer assumir mais responsabilidades no mundo, diz Merkel
A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou que a Alemanha tem interesse em assumir mais responsabilidades em escala mundial, numa época em que o multilateralismo sofre ataques.
Em seu tradicional discurso de ano-novo, Merkel constatou que as antigas certezas em torno da cooperação internacional foram colocadas à prova, e que a Alemanha deve "se manter firme, argumentar e lutar por suas próprias convicções".
"Nenhum país pode enfrentar sozinho os grandes desafios mundiais, como as mudanças climáticas, os movimentos migratórios e a luta contra o terrorismo", advertiu.
"Por nossos próprios interesses, queremos responder a todos estes temas, e podemos fazê-lo ainda melhor levando em conta os interesses dos demais", declarou em seu discurso, que será divulgado integralmente nesta segunda-feira (31).
"É a lição das duas guerras mundiais do século passado", assinalou. "Pelo nosso interesse, devemos assumir mais responsabilidades."
Segundo a chanceler, a Alemanha, que irá ocupar em 2019 e 2020 uma das cadeiras de membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU", defenderá "soluções mundiais".
Merkel também se comprometeu a aumentar a ajuda humanitária e ao desenvolvimento, bem como o orçamento de defesa.
Embora não tenha citado o presidente americano em seu discurso, a chanceler alemã já discordou, em outras ocasiões, de suas críticas ao multilateralismo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.