Topo

Ataque a delegacia de polícia deixa cinco mortos no Afeganistão

12/01/2019 19h32

Herat, Afeganistão, 12 Jan 2019 (AFP) - Ao menos cinco pessoas, inclusive uma criança, morreram neste sábado (12) no ataque a uma delegacia de polícia em Herat, no leste do Afeganistão, anunciaram as autoridades.

O ataque, executado por dois homens armados que também morreram, não foi reivindicado até o momento.

Os talibãs costumam praticar continuadamente ataques contra forças de segurança afegãs, que sofrem muitas perdas.

Os dois atacantes invadiram por volta das 18H00 locais (11H30 de Brasília) a delegacia da capital da província, onde estavam dez policiais, declarou à AFP o porta-voz do governo provincial, Jelani Farhad.

Nesse momento ocorreram os enfrentamentos. As forças especiais da Polícia foram mobilizadas como reforço e neutralizaram os confrontos duas horas depois, disse o porta-voz do ministério da Defesa, Najib Danish.

Dois policiais e três civis morreram.

O ataque ocorreu em um contexto de intensificação dos esforços diplomáticos para conseguir diálogos de paz para acabar com um conflito que dura 17 anos.

O enviado americano para a paz no Afeganistão, Zalmay Khalilzad, efetua desde a terça-feira uma visita à Ásia e se reuniu com autoridades indianas.

Em dezembro, o presidente americano, Donald Trump, anunciou a intenção de retirar a metade dos 14 mil soldados do país mobilizados no Afeganistão.

str-emh/lab/bds/bc/eg/mvv