Topo

Morre o prefeito polonês esfaqueado no coração durante evento de caridade

13.jan.2019 - O prefeito de Gdansk, Pawel Adamowicz, conversava com as pessoas durante evento beneficente na Polônia - Agencja Gazeta/Bartosz Banka via REUTERS
13.jan.2019 - O prefeito de Gdansk, Pawel Adamowicz, conversava com as pessoas durante evento beneficente na Polônia Imagem: Agencja Gazeta/Bartosz Banka via REUTERS

14/01/2019 12h05

O prefeito do grande porto polonês de Gdansk, Pawel Adamowicz, 53 anos, gravemente ferido quando foi esfaqueado no coração por um homem em uma cerimônia pública no domingo (13), morreu nesta segunda-feira (14), anunciou um médico do hospital universitário da cidade.

"Apesar de todos os nossos esforços, não conseguimos salvá-lo", declarou o dr. Tomasz Stefaniak, citado pela agência PAP.

Um agressor atacou com uma faca o prefeito diante de centenas de pessoas durante um evento de caridade, o que deixou o político lutando entre a vida e a morte.

Ele foi levado para o hospital universitário de Gdansk, onde os médicos consideraram "sua condição muito séria".

"Adamowicz sofreu uma lesão grave no coração e outras lesões no diafragma e órgãos da cavidade abdominal", explicaram os médicos.

Adamowicz, prefeito de Gdansk desde 1998, foi reanimado no local antes de ser transferido para o hospital universitário.

O ataque ocorreu pouco antes das 20h00 local de domingo ante de centenas de pessoas, em um palanque erguido para uma campanha de arrecadação de fundos a compra de equipamentos para hospitais.

13.jan.2019 - Um homem segurando uma faca no palco logo após esfaquear o prefeito de Gdansk, Pawel Adamowicz - KFP/Anna Rezulak via REUTERS - KFP/Anna Rezulak via REUTERS
13.jan.2019 - Um homem segurando uma faca no palco logo após esfaquear o prefeito de Gdansk, Pawel Adamowicz
Imagem: KFP/Anna Rezulak via REUTERS

O agressor foi rapidamente preso pelos agentes de segurança sem resistência.

Segundo um porta-voz da polícia de Gdansk, é um homem de 27 anos que vive nesta cidade báltica de cerca de meio milhão de habitantes.

Vários meios de comunicação informaram que o suspeito cumpriu uma sentença de cinco anos de prisão por quatro ataques armados contra bancos de Gdansk e que sua saúde mental teria sido seriamente afetada durante sua estada na prisão.

Em um vídeo do ataque postado no YouTube, é possível ver homem invadindo o pódio, atacando o prefeito com uma faca grande e fazendo gestos triunfantes ao agitar a arma.

Depois ele pega o microfone e afirma que foi injustamente levado para a cadeia pelo governo anterior de centro, do Plataforma Cívica (PO), que o teria "torturado" na prisão.

"É por isso que Adamowicz vai morrer", acrescenta ele.

O PO apoiou a reeleição de Adamowicz no município de 2018. A investigação aberta pela polícia se concentrará na identificação dos "meios" que permitiram ao agressor acessar tão facilmente o palanque.