Topo

Milhares de pessoas vão às ruas pelo clima na Bélgica e na França

27/01/2019 17h24

Bruxelas, 27 Jan 2019 (AFP) - Dezenas de milhares de pessoas participaram neste domingo, na França e na Bélgica, na Marcha Europeia pelo Clima, dois dias após outra reunião semelhante, com grande sucesso convocada pelos jovens belgas.

Mais de 80.000 pessoas marcharam em 120 cidades e vilas francesas sob o slogan "Vamos mudar o sistema, não o clima". Na Bélgica, a polícia estimou cerca de 70.000 manifestantes por essa causa.

A marcha em Bruxelas, familiar, reuniu pessoas de todas as idades num ambiente festivo, que atravessou a cidade desde a Estação Norte até ao Parlamento Europeu.

Os participantes vieram de todo o país, apesar do tempo frio e chuvoso. O serviço de trens foi reforçado com a expectativa de que essa marcha teria grande taxa de comparecimento, segundo a agência de notícias da Bélgica.

Sob a pressão da multidão, a marcha começou meia hora antes do previsto. O slogan que eles gritavam em coro nas ruas de Bruxelas era: "Estamos mais quentes que o clima!".

"Mudança dos seres humanos, não mudança climática", dizia um cartaz. Outro afirmava: "Todos os filmes de desastres começam com o governo ignorando um cientista", segundo as imagens transmitidas nas redes sociais e nos meios de comunicação belga.

Sob liderança do coletivo "Rise for Climate", a marcha se concentrou na capital da União Europeia (UE), de "desafiar" os líderes europeus que se encontrarão em março em uma cúpula, destacou o coletivo no Facebook.

Na França, mais de 80.000 pessoas se manifestaram neste final de semana em cerca de 120 cidades e vilas em todo o país.

Essa nova mobilização foi lançada com a esperança de se beneficiar do impulso proporcionado pela petição de um coletivo de ONGs para apresentar um apelo ao Estado francês por sua inação frente à mudança climática, que reuniu mais de 2 milhões de assinaturas, algo inédito para uma petição online.

"Às árvores, cidadãos", dizia um cartaz exibido em Estrasburgo (nordeste), parafraseando o hino nacional "La Marseillaise".

mla/sg/pb/age/ll