Milhares de pessoas vão às ruas pelo clima na Bélgica e na França
Bruxelas, 27 Jan 2019 (AFP) - Dezenas de milhares de pessoas participaram neste domingo, na França e na Bélgica, na Marcha Europeia pelo Clima, dois dias após outra reunião semelhante, com grande sucesso convocada pelos jovens belgas.
Mais de 80.000 pessoas marcharam em 120 cidades e vilas francesas sob o slogan "Vamos mudar o sistema, não o clima". Na Bélgica, a polícia estimou cerca de 70.000 manifestantes por essa causa.
A marcha em Bruxelas, familiar, reuniu pessoas de todas as idades num ambiente festivo, que atravessou a cidade desde a Estação Norte até ao Parlamento Europeu.
Os participantes vieram de todo o país, apesar do tempo frio e chuvoso. O serviço de trens foi reforçado com a expectativa de que essa marcha teria grande taxa de comparecimento, segundo a agência de notícias da Bélgica.
Sob a pressão da multidão, a marcha começou meia hora antes do previsto. O slogan que eles gritavam em coro nas ruas de Bruxelas era: "Estamos mais quentes que o clima!".
"Mudança dos seres humanos, não mudança climática", dizia um cartaz. Outro afirmava: "Todos os filmes de desastres começam com o governo ignorando um cientista", segundo as imagens transmitidas nas redes sociais e nos meios de comunicação belga.
Sob liderança do coletivo "Rise for Climate", a marcha se concentrou na capital da União Europeia (UE), de "desafiar" os líderes europeus que se encontrarão em março em uma cúpula, destacou o coletivo no Facebook.
Na França, mais de 80.000 pessoas se manifestaram neste final de semana em cerca de 120 cidades e vilas em todo o país.
Essa nova mobilização foi lançada com a esperança de se beneficiar do impulso proporcionado pela petição de um coletivo de ONGs para apresentar um apelo ao Estado francês por sua inação frente à mudança climática, que reuniu mais de 2 milhões de assinaturas, algo inédito para uma petição online.
"Às árvores, cidadãos", dizia um cartaz exibido em Estrasburgo (nordeste), parafraseando o hino nacional "La Marseillaise".
mla/sg/pb/age/ll
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.