PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Irã ainda está cumprindo acordo nuclear, diz diretora da CIA

29/01/2019 16h16

Washington, 29 Jan 2019 (AFP) - O Irã ainda está cumprindo com os termos do acordo nuclear de 2015 apesar da retirada unilateral dos Estados Unidos do pacto multinacional, indicou a diretora da CIA, Gina Haspel, nesta terça-feira (29).

"Neste momento, tecnicamente, está cumprindo" com o Plano de Ação Integral Conjunto (JCPOA, em inglês), assinalou Haspel ante o Comitê de Inteligência do Senado.

"Acho que a informação mais recente é que os iranianos estão considerando tomar medidas que atenuariam a sua adesão ao JCPOA, enquanto fazem pressão aos europeus para que avancem com os benefícios de investimento e comércio que o Irã esperava obter do acordo", manifestou.

"Estão fazendo alguns preparativos que poderiam aumentar a sua capacidade de voltar atrás se tomarem essa decisão", apontou. "Mas os vemos debatendo entre eles, já que não conseguiram os benefícios econômicos que esperavam do acordo".

Os Estados Unidos se retiraram do JCPOA em 8 de maio de 2018, depois que o presidente Donald Trump concluiu que não beneficiava o país.

A administração argumentou que os fundos obtidos do comércio poderiam ajudar a financiar as atividades militares regionais do Irã e que não havia garantias de que Teerã não retomaria o desenvolvimento de armas nucleares depois que o acordo expirasse.

Desde então, Washington restabeleceu as duras sanções contra o Irã que estavam em vigor antes de pacto, negociado por Barack Obama.

Os cinco signatários restantes do acordo - Reino Unido, China, França, Alemanha e Rússia - se distanciaram das medidas de Trump e apoiam manter as relações comerciais com Teerã.

Diante da decisão de uma série de companhias de se abrir após a pressão dos Estados Unidos, estes países apoiaram um plano da União Europeia de estabelecer um sistema especial de pagamento para continuar com os vínculos comerciais e empresariais com Irã.

Internacional