PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Moscou: 'não há avanços' entre Rússia e EUA sobre tratado INF

31/01/2019 08h01

Moscou, 31 Jan 2019 (AFP) - Rússia e Estados Unidos não conseguiram avançar durante uma reunião sobre o tratado nuclear de mísseis de alcance intermediário (INF), a dois dias do fim do ultimato dado por Washington a Moscou - anunciou um membro de alto escalão do governo russo nesta quinta-feira (31).

"Infelizmente, não há avanços", declarou o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Riabkov, citado pela agência russa Ria Novosti, após uma reunião em Pequim com a subsecretária de Estado americana, Andrea Thompson.

"Os americanos (...) se contradizem e não confirmaram estar dispostos a negociar mais conosco sobre qualquer medida de transparência", acrescentou, classificando a posição dos Estados Unidos sobre este tema de "bastante dura" e "destrutiva".

Em outubro, o presidente americano, Donald Trump, anunciou sua intenção de se retirar do tratado INF, alegando que Moscou não o respeitava. O acordo foi firmado entre a URSS e Washington em 1987 e suprime o uso de mísseis terrestres de alcance entre 500 e 5.500 km.

No mês passado, Washington deu a Moscou 60 dias, com o prazo máximo de 2 de fevereiro, para desmantelar os novos mísseis que violam o tratado, segundo eles.

A Rússia desmente essas acusações "sem fundamento" e acusa Washington de violar o pacto.

pop/gmo/mra/es/zm/tt

Internacional