Moscou: 'não há avanços' entre Rússia e EUA sobre tratado INF
Moscou, 31 Jan 2019 (AFP) - Rússia e Estados Unidos não conseguiram avançar durante uma reunião sobre o tratado nuclear de mísseis de alcance intermediário (INF), a dois dias do fim do ultimato dado por Washington a Moscou - anunciou um membro de alto escalão do governo russo nesta quinta-feira (31).
"Infelizmente, não há avanços", declarou o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Riabkov, citado pela agência russa Ria Novosti, após uma reunião em Pequim com a subsecretária de Estado americana, Andrea Thompson.
"Os americanos (...) se contradizem e não confirmaram estar dispostos a negociar mais conosco sobre qualquer medida de transparência", acrescentou, classificando a posição dos Estados Unidos sobre este tema de "bastante dura" e "destrutiva".
Em outubro, o presidente americano, Donald Trump, anunciou sua intenção de se retirar do tratado INF, alegando que Moscou não o respeitava. O acordo foi firmado entre a URSS e Washington em 1987 e suprime o uso de mísseis terrestres de alcance entre 500 e 5.500 km.
No mês passado, Washington deu a Moscou 60 dias, com o prazo máximo de 2 de fevereiro, para desmantelar os novos mísseis que violam o tratado, segundo eles.
A Rússia desmente essas acusações "sem fundamento" e acusa Washington de violar o pacto.
pop/gmo/mra/es/zm/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.