Topo

Cúpula de Visegrado em Israel cancelada por polêmica com a Polônia

18/02/2019 09h23

Praga, 18 Fev 2019 (AFP) - A cúpula entre Israel e quatro países da Europa Central marcada para terça-feira em Jerusalém foi cancelada por uma polêmica entre a Polônia e o Estado hebraico quanto ao papel dos poloneses durante o Holocausto, informou o primeiro-ministro tcheco nesta segunda-feira.

"A Polônia cancelou sua participação, então não haverá cúpula dos quatro países de Visegrado (Hungria, Polônia, República Tcheca e Eslováquia) em Israel", afirmou Andrej Babis à imprensa.

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, cancelou nesta segunda-feira a participação do país ao considerar "racistas" as declarações do chanceler israelense sobre o papel dos poloneses durante o Holocausto.

"As palavras do ministro israelense das Relações Exteriores são racistas e inaceitáveis. Está claro que nosso ministro das Relações Exteriores (Jacek) Czaputowicz não viajará para a reunião", disse o primeiro-ministro polonês após os cometários do chanceler Israel Katz, que acusou os poloneses de antissemitismo.

frj/mas/es/fp/cn